DECLARAÇÃO DE FÉ,
PIBAV.
Esta é a Declaração de Fé da Primeira Igreja Baptista Adoração e Vida
1 - Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus (1). Ela foi escrita por homens, mas inspirada pelo Espírito Santo (2). Por isso nos revela a perfeita vontade de Deus e não contém erros (3).
2 - Cremos que a Bíblia é a única regra de fé e prática (4). Nenhum outro livro ou ensino pode ser comparado a ela (5). A Bíblia contém todo o conselho de Deus para a nossa vida (6). Por isso não podemos tirar nem acrescentar verdade alguma àquelas reveladas por ela (7).
3 - Cremos que a Bíblia possui sessenta e seis livros, sendo trinta e nove no Antigo Testamento e vinte e sete no Novo Testamento. Os livros chamados apócrifos, não sendo inspirados, não têm autoridade sobre a Igreja de Deus (8).
4 - Cremos num único Deus (9), autossuficiente (10), eterno (11), imutável (12), omnipotente (13), omnisciente (14) e omnipresente (15).
5 - Cremos que Deus criou todas as coisas que existem (16) a partir do nada, pelo poder da Sua Santa Palavra (17). Sem Ele, nada do que foi feito se fez. Fora de Deus não há outros deuses, mas apenas criaturas (18). Por isso só Ele é digno de receber glória e louvor (19).
6 - Cremos que Deus é cheio de bondade (20), sabedoria (21), justiça (22), amor (23), e santidade (24). Todos os seus atributos são eternos, imutáveis, infinitos e perfeitos.
7 - Cremos que, em sua essência, Deus é a Trindade Santa. Isto é, há nEle três pessoas, numa mesma substância, coexistindo em perfeita harmonia (25). As três pessoas são: o Pai (26), o Filho (27) e o Espírito Santo (28), possuindo cada um a essência divina, que é indivisível, desde a a eternidade a para todo o sempre.
8 - Cremos que Deus criou o ser humano moralmente perfeito. Mas o primeiro casal, pecando contra Deus, caiu deste estado de perfeição (29).
9 - Cremos que a queda de Adão e Eva resultou na queda de toda a raça humana (30), pois todos já nascemos com a imagem e semelhança do ser humano decaído (31).
10 - Cremos que o todo o ser humano que vem ao mundo encontra-se em estado de perdição. Entregue a si mesmo, nenhum ser humano pode ser salvo e alcançar a vida eterna (32).
11 - Cremos que Deus providenciou um caminho de salvação para a humanidade (33). As obras dos homens não são a base para esta salvação. A sua base real é o pacto da graça que Deus fez connosco, conforme a Sua livre vontade de nos perdoar e salvar (34).
12 - Cremos que este pacto de graça foi selado através da obra de Jesus Cristo (35). Ele encarnou-se, tornando-se ser humano (36); viveu uma vida perfeita neste mundo, sem nenhum pecado (37); morreu na cruz em nosso lugar, pagando o preço do nosso pecado (38); foi ressuscitado por Deus ao terceiro dia, vencendo a morte (39); foi glorificado nas alturas, acima de toda a autoridade humana e espiritual (40).
13 - Cremos que Jesus é o único Salvador a da humanidade. Ele é o único intermediário entre Deus e os homens. À parte da obra salvadora de Jesus é impossível alcançar a vida eterna (41).
14 - Cremos que acesso à salvação é conseguido individualmente (42), através de uma obra realizada pelo Espírito Santo, no coração humano (43). Trata-se de uma mudança de vida, que a Bíblia chama de novo nascimento (44).
15 - Cremos que a salvação eterna é alcançada neste mundo pela fé em Cristo (45). A fé, porém, é mais do que mera crença (46). Significa confiar que Jesus é o meu Salvador pessoal; que a sua morte foi em meu lugar, por meus pecados; e que a Sua ressurreição é a minha vida eterna (47).
16 - Cremos que para ser salvo é necessário verdadeiro arrependimento. Este arrependimento (48) salvador não é meramente remorso ou tristeza por pecados individuais, mas a constatação sincera do estado de miséria espiritual em que me encontro (49), somada ao desejo de mudar de vida (50).
17 - Cremos que, através da obra de salvação de Deus na minha vida, alcanço perfeita justificação (51). Lavado no sangue de Jesus Cristo (52), encontro perdão completo para os meus pecados (53).
18 - Cremos que, graças à salvação, entro num processo de santificação (54). A minha vida é transformada, sendo eu regenerada passo a passo (55), pela ação do Espírito Santo em mim (56).
19 - Cremos que, sem o Espírito Santo, é impossível a santificação (57). O mundo não tem o Espírito (58), mas todo o crente o tem (59). Nascer de novo é o mesmo que ser batizado no Espírito Santo (60).
20 - Cremos que o povo de Deus não se limita a nenhuma igreja local ou denominação em particular. A Igreja é o grupo de pessoas salvas, em todas as localidades e por todas as gerações (61).
21 - Cremos que avida cristã deve ser vivida em comunidade, com outros irmãos em Cristo (62). A igreja local é corpo de Cristo neste mundo, por onde flui Sua graça libertadora e santificadora (63).
22 - Cremos que o Batismo e a Ceia do Senhor são as ordenanças instituídas por Jesus. Delas devem participar somente as pessoas salvas e comprometidas com Ele (64).
23 - Cremos que o Batismo é o sinal da aliança do crente com Cristo. Quando o batizando é mergulhado, professa neste ato que morreu a velha vida. Quando é levantado, significa que ressuscitou para uma nova vida (65).
24 - Cremos que o Batismo deve ser administrado somente por imersão, isto é, mergulhando o crente completamente na água ou por aspersão, mas só em casos extraordinários (66).
25 - Cremos que o Batismo só deve ser ministrado a pessoas convertidas, que publicamente professam a sua fé em Cristo. Por isso não devemos batizar nem crianças nem infiéis (67).
26 - Cremos que os elementos da Ceia são o pão e o vinho. O pão representa o corpo de Cristo e o vinho o Seu sangue. No ritual da Ceia celebramos a Sua morte por nós, até que Ele venha (68).
27 - Cremos que, uma vez que Igreja reunida, e os elementos consagrados para o fim da celebração da Ceia, a participação na Ceia do Senhor é a nossa comunhão com o corpo e o sangue de Jesus. Embora o pão continue sendo pão e o vinho permaneça vinho, a presença espiritual de Jesus em nós é a real (69).
28 - Cremos que somente devem participar da Ceia pessoas convertidas, que selaram o seu compromisso com Deus através do Batismo Cristão (70). Devemos participar nela com espírito de gratidão, temor e com confissão de pecados a Deus (71).
29 - Cremos que Jesus Cristo voltará no dia final (72), para julgar os mortos e os vivos (73), e todos compareceremos diante do seu tribunal (74).
30 - Cremos que as pessoas salvas por Jesus nesta vida não entrarão em juízo, pois os seus pecados não são mais levados em conta (75).
31 - Cremos que, no dia final, os salvos de todos os tempos serão transformados, deixando a sua natureza corruptível e pecaminosa, sendo revestidos de incorruptibilidade e perfeição (76). Entraremos assim num estado glorioso de comunhão perfeita com Deus (77).
32 - Cremos que as pessoas que não foram salvas por Jesus durante esta vida serão condenadas no juízo final (78). Não há oportunidade de salvação depois desta vida aqui (79).
33 - Cremos que os condenados no juízo enfrentarão o castigo eterno, em tormentos (80), banidos para sempre da presença de Deus (81).
34 - Cremos que Deus destruirá esta criação (82) e fará novos céus e uma nova terra, onde reinam a paz e a justiça e onde habitaremos para sempre (83).